11.5.06

Volta sem regresso...


Jardins Proibidos

Quando amanheces, logo no ar,
Se agita a luz, sem querer,
E mesmo o dia, vem devagar,
Para te ver.

E, já rendido, vê-te chegar,
Desse outro mundo, só teu,
Onde eu queria entrar um dia,
P'ra me perder.

P'ra me perder, nesses recantos
Onde tu andas, sozinha sem mim,
Ardo em ciúme desse jardim,
Onde só vai quem tu quiseres,
Onde és senhora do tempo sem
Fim,
Por minha cruz, jóia de luz,
Entre as mulheres.

Quebra-se o tempo, em teu olhar,
Nesse gesto, sem pudor,
Rasga-se o céu, e lá vou eu,
P'ra me perder.

P'ra me perder, nesses recantos
Onde tu andas, sozinha sem mim,
Ardo em ciúme desse jardim,
Onde só vai quem tu quiseres,
Onde és senhora do tempo sem
Fim,
Por minha cruz, jóia de luz.

Paulo Gonzo & Pedro Malaquias


Olá a todos, ao fim de quase um mês de ausência, finalmente voltei... É voltei, mas infelizmente ainda não consegui regessar, da longa viagem que comecei pelos recantos do meu ser...


A música, Paulo Gonzo, não foi escolhida de ânimo leve... Andei durante alguns dias a acordar sempre com o mesmo som no ouvido "Meu amor sei-te de cor"... Chamem-me louca, tanto melhor, a verdade é que sei que existe um jardim dentro de mim, aquele onde guardo a luz, o amor, as lágrimas... ainda não encontrei a palavra mágica para entrar, ou então, ainda não a entoei de forma correcta:

ENTRA ALEGRIA...

Senhora de um tempo sem fim, perco minutos preciosos a procurar o que há muito já tenho, o que há muito trago comigo e ainda não aprendi a usar...

Pois é, que texto mais confuso, é mesmo uma volta sem regresso... estou aqui mas sei que poderia estar aqui alguém um pouco diferente, quem sabe um dia não regresso para nunca mais voltar!!!


Um destes dias li: "É na experiência da vida que o Homem evolui." Sem dúvida, sei que lentamente vou interiorizar toda esta loucura que parece ter engolido a minha vida e vou dizer: "Mudei e sei que foi para melhor..."

No meu diário, o meu Livro que Fala de Afectos, a que resolvi dar o nome: "Nas Asas de um Avião", escrevo algumas coisas, mas a escuridão cobre cada palavra e eu quero o meu blog colorido... Gosto deste livro porque não são apenas páginas em branco, no meio dos meus afectos tem imagens coloridas, pedaços soltos de texto que vou lendo e comentando, afinal são pedaços da minha vida.

"Ó Lua que escondes Tu?
Uma mulher enfeitiçada?
Um corpo nu...
De mulher mortificada!!!"
(Mónica a 19 de Abril de 2006)


Alguns dias mais tarde (26/4), numas páginas à frente li:

"- Uma agressividade, assim, a querer dizer: Olhem para mim. Oiçam as minhas dificuldades, a minha angústia. Oiçam, oiçam tudo, até por quem é que eu respiro, senão eu posso querer... desistir de respirar.
- Pode...
- A violência que poderá fazer a si próprio é a pior de todas. Uma maneira de comunicar que uma vontade enorme de morrer esconde uma vontade enorme de viver, MAS UMA OUTRA VIDA, em que não seja difícil amar e ser amado!
- E o segredo...
- Pode ser servir-se da agressividade para comunicar, mas criando, criando... Ao exprimi-la, ao desempenhá-la, em vez de a sofrer, podemos exorcizá-la, afastá-la."

(Do Livro Fala-me de amor de Graça Gonçalves)

Nesse momento senti uma enorme vontade de chorar, mas apenas escrevi: "eu mesma hoje, ontem...", no resto da página escrevi o poema "Só" e terminei-o dizendo "Continuo só"...


Quando escrevo nada parece fazer sentido no momento, mas depois olho e vejo que sou eu que estou em cada letra, palavra e linha...

Meus queridos o texto já vai longo só me resta dizer:


SEJAM MUITO FELIZES

33 comments:

Blogger maria inês said...

bom dia, mónica, sê bem vinda! :)))))

12 maio, 2006 10:50  
Blogger Ant said...

Olá mónica. que saudades. acreditas? Essa longa viagem vai dar frutos. Dá sempre.
beijos

12 maio, 2006 11:02  
Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! said...

Gostei do teu regresso Mónica.

Voltaste com energias positivas,
e com muito brilho.

Um grande beijinhos

12 maio, 2006 11:25  
Anonymous Anónimo said...

Mónica minha querida amiga isso é que se chama chegar em força, adorei está fantástico em todos os aspectos. Beijinhos amiga é bom voltar a ver-te

12 maio, 2006 12:01  
Blogger isabel said...

Olá Mónica. Obrigada pelas palavras lindas! E, se a vida te der limões...faz uma limonada!

Bj grande

12 maio, 2006 12:43  
Blogger maresia_mar said...

Querida Mónica, ainda bem que voltaste, pois cada linha, cada palavra tua é um óasis para o coração... lindo o teu texto.. eu adoro essa canção, o texto é belisssimo.. eu gosto de me perder nos recantos do meu jardim, o meu mar, o que me rodeia, enfim a minha vida. Hoje é um dia particularmente triste para mim, se pudesse apagava o dia 12 de Maio de 2000 para sempre, mas a vida é mesmo assim, feita de bons e maus momentos, todos devem servir para nos fazer crescer.. eu contento-me com pouco e acima de tudo, gosto de gente simples, de pequenos gestos..obrigado pelo teu.. Bjhs e bom fds

12 maio, 2006 14:18  
Blogger claudia said...

Bem vinda...

Obrigado pelas tuas palavras:)

Desejos de bom fim-de-semana.

Jokas:))

12 maio, 2006 15:48  
Blogger Amaral said...

Que corajoso regresso, Mónica! Voltaste para abrires o coração e soltares o desabafo que te apertava o peito. É com a experiência que vamos evoluindo, na verdade, e não restam dúvidas que tu própria estás a evoluir, numa busca intensa dentro de ti. Dizes tudo quando sentes que estás em cada letra que escreves... Nunca desistas!... Principalmente de seres feliz!...

12 maio, 2006 19:33  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem q encontraste coisas maravilhosas ***********

12 maio, 2006 22:15  
Blogger Rosmaninho said...

É assim mesmo!
Um dia de cada vez...
São 24 horas que devem ser muito bem aproveitadas, são únicas, já não passam por nós outra vez.

~*Um beijo*~

14 maio, 2006 14:13  
Blogger APIUR said...

Olá Amiga, :))
Imagens sempre lindas e palavras para ler e pensar baixinho.
Gosto de saber de ti. É importante, acredita.
Obrigado pelas palavras sempre tão amigas.
Bjs
Apiur

15 maio, 2006 00:14  
Anonymous Anónimo said...

A ausencia,
por vezes é precisa,
a reflexão faz parte da nossa natureza,
Desejo tb que sejas muito feliz ;)
desejo te tb
um bom inicio de semana ;)
um beijo mónica ;)
sorri para a vida :)

15 maio, 2006 13:52  
Blogger Unknown said...

Olá menina:) ainda não saiu outro;) beijinhos querida

15 maio, 2006 15:03  
Blogger Unknown said...

Sê bem "regressada" :)
Um beijinho

17 maio, 2006 19:11  
Anonymous Anónimo said...

Tens um coraçao lindo, tinha saudades!
Tudo de bom para ti.
Beijinho

19 maio, 2006 01:16  
Blogger Ana Garcia said...

Essa música foi a banda sonora do meu primeiro amor.... Foi agradável lembrar-me de tudo agora...
O teu regresso foi brilhante, já tinha saudades tuas. Tens toda a razão naquilo que escreves... =)
beijinhos

19 maio, 2006 23:44  
Blogger JL said...

Descobre-te depressa e mostra-nos as riquezas e os tesouros que teimas em ocultar!
Boa semana

21 maio, 2006 23:38  
Blogger Sílvia Dias said...

Gostei muito do teu blog!!!

23 maio, 2006 10:38  
Blogger Unknown said...

Passei para te deixar um beijo.

23 maio, 2006 20:50  
Anonymous Anónimo said...

A vida é mesmo feita destas oposições, em requerem, por sua vez, a vivência ao máximo das mesmas...assim podemos progredir nos passos a passos da vida, com a ceretza que aprendemos com algo do passo anterior.
xxx
Beijos da Teia
http://teiadeariana.blog.comunidades.net

25 maio, 2006 14:45  
Blogger Mikas said...

Mónica desejo-te um bom fim de semana, beijinhos

26 maio, 2006 23:38  
Blogger Helder Ribau said...

vim visitar-te... e continuo a gostar

29 maio, 2006 14:49  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Um beijo... gostei de ler...

03 junho, 2006 23:13  
Blogger Hugo Miguel said...

welcome back my friend. where are you now? come to us:)
kiss

06 junho, 2006 00:30  
Blogger ☆Fanny☆ said...

Voltaste e o teu regresso encheu-nos de sorrisos!!!

Bem-vinda, querida! Ler-te é um privilégio, pois as tuas palavras são o espelho da tua alma e a tua alma é composta de estrelinhas bem luzentes que nos iluminam este horizonte tantas vezes nublado!

Sintonizo-me contigo.

Escreve sempre, é uma forma de te sentires mais leve e te conheceres melhor de forma a evoluires sempre mais e mais na tua caminhada por esta vida!

Um abraço de estrelinhas*

Fanny

11 junho, 2006 11:56  
Blogger mixtu said...

o texto não foi longo porque teve um excelente the end
besitos

15 junho, 2006 23:10  
Blogger Miguel J. T. V. said...

Leveza e beleza, sim!!!

Bjs

17 junho, 2006 16:40  
Blogger ☆Fanny☆ said...

Voltei para te ler e sentir a voz da tua alma.

Recebe o meu abraço de estrelinhas e o meu sorriso ;-)

Fanny

19 junho, 2006 15:34  
Blogger margusta said...

"Um ano depois"

Mónica um dia já comentas-te no meu blog, hoje convido-te a passar por lá...deixo-te um abraço intemporal....

07 julho, 2006 15:13  
Blogger susana said...

gostei deste post. o retorno das férias traz alegria. e enquanto não vou eu descnasar o coração noutras paragens, deixo um beijinho.

P.S. O "jardins proibidos" marcou-me muito. Uma canção ouvida repetidas vezes durante a infância deixa marcas....

26 julho, 2006 00:45  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

01 agosto, 2006 00:10  
Blogger kikas said...

Cai aqui assim vinda do nada, foi com encanto que li estas palavras, soam-me a desalento; procura de algo; estar perto de...e não conseguir tocar.
Gostei muito, vou voltar se me permites, em busca de palavras que tudo dizem e pouco eu entendo.
Se foi um regresso, que sejas muito bem vinda ao nosso mundo tão grande e tão pequeno.

22 agosto, 2006 13:43  
Blogger APIUR said...

Olá Amiga!!!
Onde andas?
Saudades...
O meu blog, o Cultural faz um ano amnhã. Aparareces?
Beijo
Apiur

20 setembro, 2006 21:11  

Enviar um comentário

<< Home