17.4.06

Ser feliz


Nem sempre a vida permite que os nossos passos sejam serenos e seguros... Por vezes encontramos pedras, inclinações, ravinas e tempestades, obstáculos que temos de enfrentar e ultrapassar se queremos seguir em frente...

Quando as coisas correm menos bem do que desejava ou correm mesmo muito mal, tento não esquecer que tudo o que preciso para conseguir seguir em frente está dentro de mim... A minha força, a minha vontade ninguém poderá apagar, por muito que tentem...

Atirem pedras, sejam severos, critiquem, massacrem, menosprezem os sentimentos, mostrem todas a vossa arrogância que eu vos mostrarei o quanto são insignificantes perante o poder do meu QUERER... A minha dignidade e honra continuam cá, jamais conseguirão que a lama que vos rodeia as tape, por muito pouco que seja...

Podem irritar-me, magoar-me e até fazer-me chorar, mas jamais conseguirão destruir o castelo de bons sentimentos que construi, não sou melhor do que ninguém... Sou apenas EU, com os meus defeitos e as minhas qualidades...

Podem tirar-me tudo, que fechado num lindo baú continuará a essência do meu ser, aquela que não gostais de ver... Lutar para se conseguir atingir os fins, sendo digna o suficiente para pensar primeiro nos meios...

Conseguir sem passar por cima de ninguém, apenas com a força de querer lutar para ter... Eu consigo, sem magoar ninguém!!!

Sofro, sofro e sofrerei quantas vez forem necessárias, mas não cederei ao altruísmo daqueles que querem vencer passando por cima dos outros, atropelando a dignidade da verdade e dos bons sentimentos...

O vosso silêncio e aparente indiferença é um punhal que trago cravado no peito, mas sei que o facto de me manter fiel aos meus valores, não ceder aos facilitismos da vida, de ser diferente é uma dor forte que sentem no rosto sempre que me encaram...

A vida para mim nunca foi um campo de flores, portanto, conseguirei continuar por entre a floresta, sei que vou no caminho certo e não me arrependo... Vou sozinha "não uso" ninguém para tentar chegar mais rápido, a minha bússula é o meu coração... E ele mesmo sangrando mostra-me o melhor caminho...

Nem tudo se compra na vida... O melhor que podemos ter na vida não se compra, contrói-se, conquista-se... O dinheiro que hoje dá de comer e parece ser importante, amanhã será a raiz em que irás tropeçar e que te fará cair...

Resta saber se nesse dia terás em quem te apoiar para novamente ergueres o rosto sem medo e sem vergonha... Nesse dia poderás não ter o dinheiro para te servir de muleta...

«Aquilo que semeas, tu colhes!»


Deixo-vos com Fernando Pessoa:

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndio da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."


Aqui fica o meu desabafo, pode parecer feito de palavras soltas, mas para mim todas fazem sentido... E em todos os obstáculos que encontro, espera uma nova experiência de vida e cada vez ficarei mais rica... Na turbulência da minha existência cada pedra é preciosa...

Mónica

62 comments:

Blogger claudia said...

Grandes palavras:)me revi ao ler-te ,gostei...Parabêns:)

Vai haver um jantar convívio no Porto dia 29 de Abril ,se puderes ir serás mto bem vinda:)

Bj e votos de Felicidades:)

17 abril, 2006 17:53  
Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! said...

Monica,
Já sabes que te "conheço", e aquelas palavras mágicas?
LUTE LUTE LUTE

17 abril, 2006 18:02  
Blogger Ana Garcia said...

Que engrçado, comecei a ler o post e pensei cá para mim: "Bem,v ou procurar aquele poema do Pessoa para lhe deixar aqui, que tem muito a ver com o que ela sente...." E não é que é precisamente esse que puseste? ai ai....lol.
Amiga, como uma pessoa que infelizmente já não faz parte do meu círculo de amigos diz.... "Caga D'alto" para eles todos! Tu és tu, e és melhor que eles sem passar por cima de ninguém!!!
beijinhos

17 abril, 2006 19:15  
Anonymous Anónimo said...

Se no outro dia gostei, hoje amei! fantástico...
Jokas

17 abril, 2006 20:36  
Blogger Meia Lua said...

Não te preocupes... tudo passa e com tudo, ficas cada vez mais forte!!!
E vai chegar o dia que te lembrarás, não com mágoa, mas a saber que talvez tivesse que ser assim para alcançares o que a vida te reserva! beijinho grande :*

17 abril, 2006 21:14  
Anonymous Anónimo said...

=) * * *
Devemos semear coisas boas né?

18 abril, 2006 00:00  
Blogger APIUR said...

Olá Amiga,
Long time no see.
Tudo bem?
Bjs
Apiur

18 abril, 2006 01:19  
Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! said...

Mónica
Sabes que esta noite não dormi? Alem de pensar em quem tu sabes...Detesto sentir as pessoas que gosto magoadas.
Não sei o k se passou, mas sabes que alem das mágoas (que já trazemos) ainda há quem empurre, quem pise...eu sou uma pessoa muito impulssiva, nesta fase reajo com muita agressividade.(A minha personalidade está alterada)
Eu gostava de saber no msn
Muitos beijinhos para ti querida

18 abril, 2006 07:59  
Blogger isabel said...

Olá Mónica...passei, para lhe dar um abraço. Espeqo que tenha um bom dia :)

18 abril, 2006 09:48  
Blogger Rosmaninho said...

Um dia de cada vez!
É assim que deve ser... aproveitar tudo o que de bom as 24 horas nos oferecem.
O que de menos bom contêm serve, também, para aprendermos, para reflectirmos, para lutarmos...
E...ser feliz... exige muita força, muita coragem... num dia de cada vez.

~*Um beijo*~

18 abril, 2006 11:44  
Blogger Ana P. said...

Gostei de passar aqui. Gostei de ler e saber que há pessoas assim....como tu....

Ficarei..

Beijo

18 abril, 2006 12:00  
Blogger Amaral said...

Toda a vida de toda é gente é feita de pequenas e grandes coisas. A caminhada é para todos, e todas as experiências são extremamente úteis, ainda que apenas desejemos as boas. É sabendo encontrar a medida certa para a aceitação de muitas situações adversas que vamos evoluindo progressivamente.
Antes do mais, aprendamos a conhecer-nos, tal como tu já o fizeste. Sabes que és muito mais do que um corpo, muito mais do que um pensamento. Sabes que as tuas reacções ao que acontece à tua volta, só dependem de ti. E sabendo que ÉS CAPAZ de reagir com uma consciência aberta e positiva, deixas simplesmente que a vida flua através de ti. Aceita, sem te amedrontares. Aceita, sem que isso te afecte. Aceita, transformando essas energias negativas em algo positivo em teu proveito. Não dês demasiada importância ao que não se identifique com a tua verdade. Mas não deixes que fique recalcado dentro de ti. Deixa "passar", como qualquer nuvem passa no céu sem te aperceberes.
Neste momento, podes estar a vivenciar experiências terríveis, às quais estás a dar toda a atenção e por isso te estão a magoar. Se queres um conselho, pára de acumulares dentro de ti todas essas energias negativas. Salta por cima, e fica no alto a abservar. Vê como tudo isso não tem a menor importância. Tu tens muito mais e tudo o que precisas. Não dependes de ninguém, nem de nada. Apenas de ti. Deixa-te ficar aí no alto e saboreia a vida com um sorriso nos lábios. A felicidade é o conjunto dos pequenos momentos onde colocares o teu sorriso e a tua alegria. Sorri e alegra o teu coração!

18 abril, 2006 13:35  
Blogger maresia_mar said...

Olá,
na vida há de tudo, infelizmente. O importante é deixar de lado as energias negativas e ficar só com as positivas... há tanta gente má e mesquinha que o melhor mesmo é ignorar essa gente por mais que custe às vezes... Não desista.. vá em frente e sempre com um sorriso nos lábios, não custa nada, é grátis e trás alegria. Bjhs

18 abril, 2006 13:50  
Blogger Unknown said...

Minha querida amiga mais linda de todas as minhas amigas, o que se passa contigo, fala para a tua amiga, quem te magoou, eu gosto de ti minha menina linda, tens me sempre deste lado. e acredita que ainda existe gente boa na net
nem tudo é lixo eu tenho algumas boas amizades feitas aqui na net tu és uma delas uma excelente menina doce e meiga. Um grande abraço minha querida

18 abril, 2006 14:33  
Blogger Abelhinha said...

E saiu o semeador a semear.

Parte da semente caiu no caminho, parte da semente caiu na rocha,
parte da semente caiu entre os espinhos,
parte da semente caiu em terra boa.

A que caiu no caminho foi pisada por quem passada e não deu fruto.

A que caiu na rocha começou a despontar mas depressa morreu porque não conseguiu criar raizes.

A que caiu entre os espinhos, floreceu, mas depressa os espinhos a asfixiaram e acabou por não vingar.

A que caiu em terra boa, cresceu, floresceu, vingou e deu fruto.

Que sejas a semente que cai em terra boa. Que as tuas raizes se entrenhem na terra, que as tuas flores floresçam e animem os dias com a sua presença, que a tua luta dê fruto, e sejas muito feliz.

Os outros, são como os que passam e pisam, como a rocha dura, como os espinhos que sufocam.

Sê sempre tu, e certamente estarás em terra boa.

Beijinhos com muito mel

18 abril, 2006 15:05  
Blogger maria inês said...

olá cá estou eu!!!! vamos lá a dar uma ganda força por estas bandas!!!

está um dia lindo... um sol radioso...
:)))))

18 abril, 2006 15:55  
Blogger MacLord said...

Gritos mudos ou talvez não

Gritos que ecoam nas paredes do Universo

Gritos que rasgam a carne deixando-a a chorar lágrimas de sangue

Gritos que não encontram eco mas que fazem tremer montanhas

Gritos em revolta construídos

Gritos nascidos de raivas passadas e presentes

Gritos que florescem hoje das sementes lançadas Ontem, mas que na noite que vem amolecem nos raios prateados da lua transformando-se em sorrisos na manhã que vai nascer ao som dos raios coloridos do Sol que Alimenta a Vida.

Nunca tinha vindo aqui, o facto de ter vindo deve-se a um post colocado em Noite Estrelada.

Mas já que aqui vim e que li o que escrito foi nas entrelinhas e nas linhas, saiu o que tinha que sair e que coloquei acima.

BB
)O(

18 abril, 2006 16:32  
Blogger Unknown said...

Ao longo da vida vamos todos encontrar muitos caminhos de pedras afiadas.
O importante é conseguir-mos passar por cima delas, mesmo que nos magoem os pés ao passarmos por cima...o que não nos mata, torna-nos mais fortes.
Um beijinho

18 abril, 2006 16:58  
Blogger blogadict said...

O que não nos mata, torna-nos mais fortes. Máxima que, ao lado da que dá o nome ao seu blog, lembro cada dia. A vida não é complicada, apenas há dias melhores e, outros em que nem apetece sair da cama pois, aquele 6º sentido diz-nos que será melhor. Contudo, saímos da cama, sentamo-nos à beira e, depois de erespirar fundo levantamos a cabeça e pomo-nos de pé.
Um dia de cada vez, mais um dia, uma benção do sol, da terra. Tente ouvir os pássaros logo bem cedo, mesmo antes de levantar. Se estiver chuva, ouça a canção das gotas que, acompanhada pelo vento ou apenas brisa, faz por vezes uma sinfonia que dá força, mesmo quando o céu é cinzento.
Não desanime mesmo que, sinta que já não há forças para continuar. A Mae pediu a quemlhe quer bem que viesse aqui, eu vim pelo enorme carinho que por ela sinto. Voltarei e, deixolhe carinho num abraço que, espero, lhe transmita um pouco da minha força, da força da Mae. Nunca é uma palavra que só se deve usar para o positivo, por isso, nunca desista :).Um beijo

18 abril, 2006 17:21  
Blogger Ant said...

Na mouche Mónica.
Na luta ficamos muitas vezes sozinhos mas no fim acabamos mais fortes. Sempre.
Beijo

18 abril, 2006 17:21  
Blogger Soph said...

Forçaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!

Deixo-te um beijinho apertado cheio de esperança... e de magia...

18 abril, 2006 17:38  
Anonymous Anónimo said...

Vim aqui pela noitestrelada,
E com toda a verdade gostei de te ler mónica ;)

Quem é quem para se julgar alguem...
As pessoas que demonstram força e unem se por uma causa ou por humildade,
são exelentes pessoas para mim,pois essas sim são verdadeiras ;)

Um beijinho mónica ;)

18 abril, 2006 18:38  
Blogger Memória transparente said...

abraço de paz.

Maria do Céu

18 abril, 2006 19:36  
Anonymous Anónimo said...

Não te conheço, mas gostei imenso do teu desabafo. Faz bem... fica-se mais leve!
Deixo-te um beijinho

18 abril, 2006 21:25  
Blogger Paulo Silva said...

Olá...
Passei por aqui atrvés do blog
NOITE ESTRELADA.
Gostei e adorei tudo o que li.
Principalmente este post
"um dia de cada vez"
Porque o passdo é passado
O futuro a deus pertence
E o presente há que vive-lo
intensamente.
Um braço.

18 abril, 2006 21:50  
Blogger AQUENATÓN said...

TEmos forças dentro de nós desconhecidas, e que são o "bote" de onde emergimos tantas vezes do nevoeiro.

Convoca essas forças e Vence o desânimo...

Bji

18 abril, 2006 23:22  
Blogger riscos said...

é com os percalços da vida que aprendemos a crescer...

18 abril, 2006 23:25  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Parabéns! Está fantástico!

18 abril, 2006 23:39  
Blogger Ni said...

«a minha bússula é o meu coração»
...

Sorrio-te, Mónica.
Só quem se sabe, quem se encontrou, quem enfrentou ventos e tempestades sem baixar o olhar, consegue aprender a 'navegar' seguindo a bússula do coração.
...
E esse 'SABER SER', com sopro alado que nos impulsiona a não desistir... em ti é presença forte.

Sabes o Sul... sabes o Norte.
A Noite e a Madrugada.
Sabes o valor que tem um silêncio de alguém que te quer BEM... e como mil palavras vazias de afecto valem... nada!
...
Sabes.
Sei que sabes.

E volto a sorrir-te.

Faz do teu momento a tua força.
Ela está tatuada na tua essência.
...

E nada nem ninguém te poderá negar... apenas quem o teu coração-bússula deixar.


Abraço de vento... suave.
Porque gosto de mulheres que se regem pelo coração-lei!

Ni*

19 abril, 2006 00:42  
Blogger Titania said...

O nosso próprio campo de flores, mesmo pisadas, mesmo quase secas, volta sempre a florir com a chuva das lágrimas dos nosso amigos, com os pedaços de sorrisos que nos lançam, com a força que temos dentro do peito e nos leva a prosseguir...

Um beijo

19 abril, 2006 07:09  
Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! said...

Bom dia minha querida Monica-

Desejo-te um dia cheio de sol
beijinhos

19 abril, 2006 07:34  
Blogger rokita said...

Mónica,
as tuas palavras mostram a tua alma, são sentidas... Mas mais que a alma mostram a tua força. Mostram quem tu és. Fazes bem em escrevê-las. Escrever liberta-nos a alma, dá-nos força para as lutas da vida.
Beijinhos

19 abril, 2006 09:49  
Blogger greentea said...

a angustia atristeza o sofrimento
dão-nos novas visões
novas forças
fazem-nos crescer!

19 abril, 2006 11:18  
Blogger maria inês said...

ora aqui vai mais uma mão cheia de alegria!!!!

19 abril, 2006 12:48  
Blogger maresia_mar said...

Passei só para dar um beijinho...

Ah, só agora reparei na tua terra.. adoro.. vou mt vezes ao fim de semana até lá passear de comboio.. bjhs

19 abril, 2006 14:05  
Blogger Rui said...

Tal como as pedras, as palvras soltas também podem construir um castelo.

19 abril, 2006 15:17  
Blogger blogadict said...

Vim agradecer-lhe a passagem pelo meu cantinho e, a delicada simpatia do link dele aqui.Obgda. Vou levar o link para o meu cantinho também. Força e sempre um dia de cada vez :). Beijo com carinho

19 abril, 2006 19:18  
Blogger Su said...

amei ler.te. a vida é assim mesmo curta, fria, seca e má e somos nós com muita força que podemos mudá-la para algo quente.
adorei a tua pessoa pela escrita
jocas maradas de força. muita

19 abril, 2006 20:30  
Blogger Unknown said...

Minha querida Mónica parece que pertences ao clube dos que sofrem á mão dos outros ,amento minha querida acredita não estás sozinha. Muitos beijinhos minha querida, conta sempre comigo

19 abril, 2006 22:29  
Blogger Alguém said...

Jamais as tuas palavras forma ou serão feitas.
Tu sabes bem disso!

19 abril, 2006 22:46  
Blogger nuno said...

assino essa força de batalhar!

20 abril, 2006 03:32  
Blogger Unknown said...

Boa tarde! ;-)
Beijo

20 abril, 2006 14:15  
Blogger vero said...

Olá querida... Um dia de cada vez... não é? Gostei do que li!
Beijinhos***

20 abril, 2006 14:49  
Blogger ☆Fanny☆ said...

Querida Mónica.

Já há algum tempo que não te visitava. Como sabes estou em pausa, devido a muitos afazeres pessoais e profissionais. Por isso, há momentos que temos de parar um pouco para arranjarmos o tal equilíbrio que tanto precisamos.

O teu post sensibilizou-me muito. Na verdade, a nossa caminhada nesta vida é feita de obstáculos e, é vencendo-os que crescemos interiormente e nos valorizamos.

Acredita amiga que estás no bom caminho. Luta pelos teus designios, rege-te pela tua "bússula" do teu coração... esparge amor pelos que te circundam e verás que valeu a pena.


"Muitos dos fracassos desta vida estão concentrados nas pessoas que desistiram por não saberem que estavam muito perto da linha de chegada."

(Thomas Alva Edison)

Sempre vale a pena continuar a caminhada...

Recebe o meu sorriso e o meu abraço cheio de estrelinhas só para ti*

*Fanny*

20 abril, 2006 19:26  
Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! said...

Monica, meu anjo
Espero sinceramente que estejas mais animada, acho que sim.
Olha eu publiquei um assunto serio, que me foi cedido, dá la uma espreitadela e dá-me a tua opinião. Como mulher deve interessar-te.
Beijos querida

21 abril, 2006 04:39  
Blogger maria inês said...

bom dia mónica... gostava muito de te dizer mais qualquer coisa, mas...é "deficilllll!...Fica bem!!!

21 abril, 2006 09:59  
Blogger Unknown said...

Adorámos o blog..simplesmente lindo..não temos mais palavras...

21 abril, 2006 10:12  
Blogger Isabel José António said...

Estava a ver a "Noite Estrelada" e reparei no convite que ela fazia para te visitarem. Assim fiz.

E... óh! espanto dos espantos. Um blog de coragem, de ultrapassagem de si própria.

Muito bonito.

Apenas acho que, seja o que for que te tenha acontecido, ou esteja a acontecer, a vida não tem que ser uma luta constante, permanente e em força )(que dá muito jeito e certas ocasiões).

Há também, com quem esteja na mesma onda, a partilha, o incentivo, a poesia que se torma alimento da alma. E existem sorrisos, to damamnho do mundo. E abraços apertados e embalos e sussuros ...

Limpa tuas lágrimas e olha
Observa tudo o que à tua volta está
Toda a lama do mundo não te molha
Atrás das núvens o Sol está lá

Enche o peito de ar companheira
Desta vida tens a justa grandeza
De teres em ti a força primeira
Que anda espalhada pela Natureza

E sê como descreves no poema
Corajosa, lúcida e sempre alerta
Faz da própria vida o teu teorema
Dentro de ti há uma porta aberta.

Um beijinho

Gostei muito de visitar esta tu "casa". Se quiseres visitar a nossa!...

José António

22 abril, 2006 10:16  
Blogger Desambientado said...

Tristemente bonito.
Fabulosamente precioso.


Força.

Vim ter aqui pelo blo da Noite Estrelada.

Beijinhos.

22 abril, 2006 12:43  
Blogger Marisa Fernandes said...

Como te compreendo...
Ultimamente, sinto-me tantas vezes assim!
Coragem! Força! Segue em frente!
Torna a inveja, a pobreza de espirito, o desprezo, o cinismo dos outros numa força incapaz de ser destruida, incapaz de ser sufocada.
O Mundo sorri-te! Não importa que haja quem desejo o contrário...
Tudo o que não mata, torna-nos mais fortes!!!

Bjo* =)

22 abril, 2006 19:21  
Anonymous Anónimo said...

De muitos dias tristes é feita a minha vida, mas sendo uma daquelas pessoas que acha que haverá sempre algo de bom na vida, vou olhando e lendo aquilo que os outros escrevem para que eles me ajudem, normalmente sem o saberem...
Vim até aqui pela noite estrelada, voltarei mais vezes por mim...
A gente vê-se por aí...

23 abril, 2006 15:56  
Anonymous Anónimo said...

Colhemos tudo o que plantamos! ;)

Beijoca*

25 abril, 2006 01:53  
Blogger susana said...

a vida é marcada por um compasso incontante....mas há uma pekena certeza, depois da tempestade vem a bonança....

25 abril, 2006 22:49  
Blogger maresia_mar said...

Só passei para te deixar um beijo e um sorriso.

27 abril, 2006 10:04  
Blogger Unknown said...

Minha querida amiga, o que se passa contigo? leio aqui e alem na blogsfera que estás a passar um mau momento, sabes que sou tua amiga e que gosto muito de ti. Podias mandar-me um email e escrever um pouco para mim o teu problema sabes que sei ser discreta e sou amiga do meu amigo, estou mais presente na dor do que na alegria. Fala comigo. Entretanto deixo-te um forte abraço.

27 abril, 2006 13:08  
Blogger isabel mendes ferreira said...

MÓNICA_______________
_____________________
_____________________ este teu dia de cada vez é um "estalo". bem escrito. bem "ilustrado".


tudo muito muito bom

beijo. ~
isa.

27 abril, 2006 16:36  
Blogger mixtu said...

já tenho passado várias vezes... nunca comentei, pois o texto é tão profundo...
beijinhos, amiga

29 abril, 2006 11:20  
Blogger JL said...

Está tudo dito naquilo que disseste, Mónica. E sabes que mais? Pode-se amarrotar uma nota de 100 euros que ela mantém o mesmo valor se estado lisinha!
Mantém o teu também!

01 maio, 2006 22:21  
Blogger APIUR said...

Olá Amiga,Hj tenho uma estória de uma Papoila linda e de um Esquilo Elegante que vão à neve.
Uma boa semana e alegria,
Bjs
Apiur

02 maio, 2006 22:26  
Blogger Ant said...

Mónica, linda, onde estás escondida?

03 maio, 2006 19:30  
Blogger Ant said...

Mónica, linda, onde estás escondida?

03 maio, 2006 19:31  
Blogger Zénite said...

Também guardei as pedras, para mais tarde construir um castelo. Como não chegavam, construí um castelo de vento, sol e areia.

Gostei de passar por aqui.

11 maio, 2006 21:24  

Enviar um comentário

<< Home