10.4.06

EU



"É necessário ter uma grande força de vontade para resistir hoje à tentação de rimar alguns versos e cantar, bem ou mal, os sentimentos que nos dominam em certas épocas da vida. Por muito tempo lutei e soube vencer este espírito tentador, que, em horas de melancolia, em momentos de entusiasmo, em instantes de preazer, na presença do belo, do grande, me antolhava, demónio enganador, o campo da poesia, fascinando-me com promessas risonhas, que nunca eu tinha de ver realizadas; afinal sucumbi e o resultado da derrota é isso que hoje reúno neste livro donde espero nunca sairá. Viverá isolado e escondido de vistas estranhas, pois nem maiores pretensões ele tem.

(...)

Escrevi-o só para mim. Queria-o para um museu das minhas impressões que me recordasse no futuro esses devaneios e fulgantes fantasias, que constituem a mais apreciável riqueza da juventude, segundo dizem os que já estão fora dessa quadra de vida."

(in, Poesias de Júlio Dinis)

Olá a todos, sei que a ausência se prolongou, muito para além daquilo que eu esperava. Durante este tempo que passou, não parei de escrever, mas muito do que escrevi era tão escuro, que...

Achei por bem fazer uma pausa e emcontrar a Paz dentro de mim, para voltar novamente...

Para mim este cantinho é como o Livro do Júlio Dinis, só dele... Aqui escrevo o que dentro de mim flutua, os sentimentos, as emoções, as lágrimas e os sorrisos... Mas achei que depois duma época tão colorida (acho eu), não seria bom escorecer o blog com textos ou palavras soltas que voassem que nem abutres sob a minha cabeça...

É a música, é a leitura que começam novamente a dar cor à minha vida.

Acabei de ler "Veronica decide morrer" do Paulo Coelho, as semelhanças eram enormes a começar pelo nome, mas todo o texto em si. A grande diferença estava apenas em que não precisei de decidir morrer para perceber que é a consciência da morte que nos faz acordar para a vida...

Espero que em breve consiga encontrar a porta que me leve ao encadear de palavras, que mesmo soltas, não me magoem tanto.

Na escuridão que me envolve

espero em breve encontrar cor,

deixar a tristeza que me absorve

e o aperto deste triste temor...

Para viver livremente

deixar o passado ausente

o presente, sem presente

e partir para um futuro eloquente

e novamente RENASCER...

Mónica

17 comments:

Blogger Ant said...

Mónica Mónica ai ai. Bem vinda ao mndo maravilhoso da fantasia

10 abril, 2006 17:00  
Anonymous Anónimo said...

O tempo ajuda-nos sempre...da tempo ao tempo! Uma luz ha de entrar dentro de ti querida Monica ;)
Um beijinho no teu coraçao*

10 abril, 2006 19:25  
Blogger Amaral said...

Há sempre um tempo para tudo. E o teu tempo de escrever chega ou chegará no momento certo. Mas repara que "um dia de cada vez" não tem de conter somente o mel. Como tu própria dizes: "Saborear cada segundo que passa é o segredo…" Se partilhares "o mau" estás, em verdade, a valorizar todo "o bom" que vais partilhar a seguir... O teu reencontro contigo e com a leitura e com a escrita dar-te-à a certeza que queres recriar-te de novo. E isso é bom. A consciência da morte só pode fazer-te acordar para a vida, se essa consciência aceitar a morte e a vida como uma e a mesma coisa. Só poderás renascer se antes aceitares "morrer"... E isso passa pela ausência do medo. Uma janela que se fecha abre uma porta de seguida... Sê benvinda e dá-nos a tua alegria, como partilha desinteressada. O presente e o passado e o futuro resumir-se-ão num único momento feliz...

10 abril, 2006 19:41  
Blogger Ana Garcia said...

Aiiii, já tinha saudades!!!! Li a "Verónica Decide Morrer" aqui há uns tempos e foi um livro que me marcou bastate. Tal como tu dizes, às vezes só com a consciência de que a morte está perto é que aproveitamos a vida.... Não pode ser assim nao!! A vida é para aproveitar seeeeeeempre!!!!
beijinhos!

10 abril, 2006 21:27  
Blogger JL said...

Mónica,

Que a luz volte depressa. A vida é feita de dia e de noite. Nem sempre a nossa noite tem luar e nem sempre o nosso dia tem sol. No entanto nenhum dos dois fugiu. Apenas não se mostram... por vergonha, talvez :-9

Beijo e boa semana

10 abril, 2006 23:08  
Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! said...

Minha querida tá lindo...o template um encanto. As ferias mais que merecidas.
Peço-te nao te esgotes, agora...poupa-te querida.
Um beijo

11 abril, 2006 03:08  
Blogger Rui said...

Bem regressada.

11 abril, 2006 17:22  
Blogger Unknown said...

Olá menina até que enfim consigo te visitar, nunca consigo abrir agora consegui atravez do blog do Amaral onde deixas-te o teu link. Hoje deixo só um grande beijinho e digo-te ue estou feliz por ter conseguido aqui chegar.

11 abril, 2006 17:27  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

11 abril, 2006 17:27  
Blogger susana said...

regressada e em grande. belo texto, bela imagem

12 abril, 2006 23:20  
Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! said...

Monica que lisdo post, maravilhoso.
Venho desejart-te Pascoa Feliz.
Com todos os que amas,
bjs

14 abril, 2006 09:06  
Blogger Cristina said...

Uma Pascoa feliz para ti Mónica
Beijinhuuuu

14 abril, 2006 15:19  
Blogger Su said...

feliz pascoa
jocas maradas de chocolate

14 abril, 2006 23:14  
Blogger Mikas said...

Sou bem o retiro? Beijokas

15 abril, 2006 02:40  
Blogger Alguém said...

Oi!
Para ti e p/ todos os teus desejo uma Santa Páscoa...
Fica bem!

Que bom ver-te de novo!!!

15 abril, 2006 19:17  
Blogger JL said...

Páscoa Feliz,Mónica!

15 abril, 2006 21:15  
Anonymous Anónimo said...

Olá!!! Andei a cuscar o teu blog e adorei o que li. Parabéns. Cusca também o meu se quiseres. http://minhaluz.blogs.sapo.pt
jokas

16 abril, 2006 12:12  

Enviar um comentário

<< Home