27.1.06

A LUZ...

Cada vez que flutuo por este mundo encontro coisas novas e que me fazem acreditar mais na vida e no futuro.

Admira-me a coragem de muitos, a quem a vida pregou grandes partidas e que com uma coragem indescrítivel, lutam sem esmorecer com a chegada de novos obstáculos.

Mais uma vez entra a Graça Gonçalves e o seu mundo dos afectos...

No jogo "És especial" encontrei esta frase que me marcou profundamente:

«Uma partilha! Tão fantástica, que vai mostrando como ser feliz passa, realmente, por fazer feliz, iluminar, quem está por perto... e quem está longe!»

De seguida perguntei-me se a felicidade não estaria também na luz que recebíamos de quem está distante...

A resposta encontrei-a bem perto, no jogo "Sentires":

«Cada um de nós tem dentro de si uma estrela. É uma estrela com um brilho próprio. E expressa o seu sentir, as suas diferentes maneiras de sentir, de uma forma muito própria. Partilhar, sentires faz parte do caminho de uma estrela, que é formado por vários passos. Passinhos cambaleantes, passos mais confiantes, mas passinhos de estrela. E, por isso, poderão sempe deixar um rasto de luz.»

Acredito que esse rasto de luz nunca deixa de existir e de iluminar a nossa vida. As pessoas podem passar, mas a sua luz só vai com elas se deixarmos!

Aqui entra uma nova condição a nossa vontade o nosso querer, a luz só para se quisermos:

«Parar passava por uma decisão que, podia até não parecer, mas era, sem dúvida, uma decisão pelo amor. E todos os cuidados são poucos numa decisão que envolvesse o amor.» (Livro Fala-me de Amor)

Seja qual for o tipo de amor a decisão de parar com algo que se relacione com ele é complicado, mesmo que essa decisão seja: LENTAMENTE DEIXAR DE SOFRER!!!

Tenho a certeza que cada um de nós pode dar uma pequena ajuda com a nossa luz e podemos ser muito apoiados pela luz dos que nos rodeiam.

Como diz no livro Prenda de ternura:

«A ternura, meiga, na Primavera, planta esperança, ouve segredos e... pega, de mansinho, nas lágrimas, choradas às escondidas, e rega com elas o botão, sabendo que também são importantes, para ele conseguir desabrochar plenamente.»

Sei que a esta hora já estão todos baralhados, mas na simplicidade do meu coração, apenas me refiro a sentimentos, que em qualquer altura todos podemos sentir.

A dor, a mágoa, o sofrimento, a tristeza, a alegria, a felicidade, o amor, a ternura, a solidão...

Tudo isto faz parte do nosso ser e da nossa existência, o importante é conseguirmos pegar nos sentimentos bons (ternura, luz, ...) e tentar que lentamente ele se sobreponha às lágrimas, à revolta, à escoridão do nosso coração.

Se aquilo porque sofremos é uma fonte infinita de luz, porque não deixar que ilumine a nossa vida e faça da nossa tristeza, das nossas lágrimas uma leve saudade lembrada com um sorriso.

Tenho a certeza que existem luzes que perderão a sua intensidade se continuarmos a impedir que libertem todo o seu brilho e toda a sua força.

Essas estrelas, que guiam os nossos passos, são muitas vezes grandes amores, que ficaram no tempo e para sempre no nosso coração.

Um bom fim-de-semana para todos...

Façam o favor de serem felizes!!!!

32 comments:

Anonymous Anónimo said...

Tambem tu nunca deixes que a estrela que ha em ti para de brilhar...ela guiar-te-a!
Belos gostos literarios ;)
Eu estou a ler um livro que penso que vais gostar:
"Amar de olhos abertos" de Jorge Bucay e Silvia Salinas.
Recomendo ;)
Um beijinho*

28 janeiro, 2006 01:52  
Blogger Eli said...

Lindo!!! :)

28 janeiro, 2006 13:34  
Blogger JL said...

Que a luz dessa estrela que te guia e ilumina não esmoreça! E, deixa-me filosofar, ainda bem que os espinhos têm rosas. Às vezes ficamos tão obcecados com os espinhos que não nos damos conta das rosas e do perfume que exalam.

Um beijo

28 janeiro, 2006 17:32  
Blogger Su said...

gostei de ler.te
jocas maradas

28 janeiro, 2006 18:14  
Blogger Silêncios said...

As fotos que escolheste, têm uma profusão de cores quase mágica!
E do texto, dei-me o previlégio de tirar algo pessoal...
Fica bem, até breve

28 janeiro, 2006 20:10  
Blogger Amaral said...

As tuas palavras são de força, de grande visão e grandes sentimentos. À nossa volta temos tudo para acreditar na vida. E a felicidade funciona quando fazemos alguém feliz!
Acredito que a luz que somos é o lado divino, de que não nos apercebemos. Essa luz estará sempre onde nós estivermos.
A felicidade é o objectivo! Mas a felicidade constroi-se com os pequenos momentos, aqueles em que acreditamos e aqueles em que sabemos que somos seres de luz…

28 janeiro, 2006 20:19  
Anonymous Anónimo said...

Olá!
Este teu post e as imagens estão lindos adorei!

~*~
Bjs
~*~

Tem um óptimo domingo!

28 janeiro, 2006 21:48  
Blogger Ana Garcia said...

Vamos todos ser felizes, porque não?!?! A dor, as lágrimas que agora se sentem vão ser alegria e sorrisos amanhã...
beijinhos, miga!!

PS: Spoooortiiiing!! Ahah, sou terrível!!

28 janeiro, 2006 23:09  
Blogger Cristina said...

Mónica,
Um texto maravilhoso mesmo. Somos nós mesmo que temos que encontrar a luz para sermos felizes, sempre, ninguém mais a procurará por nós....
Tem um lindo domingo...
Beijinhuuuu

29 janeiro, 2006 03:19  
Blogger River said...

Mt bonito sem dúvida...!

Conheço profissionalmente esse projecto de Graça Gonlçaves, dos "Afectos"... fantástico!

um beijinho grande. bom resto de fds!

29 janeiro, 2006 06:04  
Blogger Meia Lua said...

Nós somos seres de luz...
E emanamos esta luz de várias maneiras, tu hoje o fizeste ao escrever o post, fazes também com o olhar e outras vezes com atitude... nascemos para brilhar :) beijinho

29 janeiro, 2006 19:08  
Blogger mixtu said...

falaste de sentimnetos e falastes bem...
jinhos

29 janeiro, 2006 20:33  
Blogger Mikas said...

Os sentimentos deixam-me tantas vezes baralhada, e às vezes por mais que procure a luz n a consigo encontrar.Felizmente tenho alguém que me tem mostrado o caminho e ajudado a descobrir k estar confuso é normal, o importante é k dentro de mim exista sempre a certeza. Um beijo tamanho da luz para ti Mónica

30 janeiro, 2006 00:05  
Anonymous Anónimo said...

=)
tem uma boa semaninha

30 janeiro, 2006 00:39  
Blogger A .Carlos said...

Olá Monica,
Continua sempre a procurar e a agarrar com toda a força, essa e todas as estrelas que possas.
Uum texto lindissimo
bjs
boa semana para ti
:)

30 janeiro, 2006 23:47  
Blogger ☆Fanny☆ said...

Mónica, sabes que quando penso visitar-te tenho de preparar o meu coração?
Adivinho ternura em tuas palavras e isso é verdade em todas as visitas que te faço. Encontro aqui um mar de sentimentos que me aconchegam a alma.

Tu tens estrelas resplandecentes dentro de ti e a luz que vem de ti é um oásis de ternura para quem te lê.

Obrigada pelas estrelas que derramaste no meu horizonte.

Um beijinho*

Fanny

31 janeiro, 2006 13:28  
Blogger da. said...

...talvez a única coisa que importe seja sermos de tal forma que tudo nos seja possível ser...se calhar só assim poderemos ser tudo de todas as maneiras..e aí..na sinfonia do mundo..até o sofrimento faz o seu sentido...

31 janeiro, 2006 14:59  
Blogger Marisa Fernandes said...

Não deixas nunca de nos surpreender com a profunda sensibilidade e bom gosto com que deixas semeadas estas verdadeiras pérolas que podem ser as palavras.
Gostei muito da análise e das mensagens que recolheste, tendo igualmente ficado com alguma curiosidade de ler as obras que mencionaste: pelo optimismo e espírito construtivo que exalam.
Aquece corações, como se desses um abraço do tamanho do mundo!
Beijinhos

02 fevereiro, 2006 13:01  
Blogger Alguém said...

Tenho q confessar q este texto me tocou!
Já tinha saudades destas tuas palavras...
Que a estrela q cada um de nós possui, se perpectue p/ sempre!

02 fevereiro, 2006 22:15  
Blogger A .Carlos said...

Olá Monica,
Que essa estrela, continue a brilhar para ti, neste Fim de semana.
Bjss
≺≺≺ A New Day ≻≻≻

03 fevereiro, 2006 18:06  
Blogger APIUR said...

Um belo fim de semana... belo como são as imagens que apresentas...e como são as palavras que só tu coneces neste seu contexto...
bjs
Apiur

03 fevereiro, 2006 21:04  
Anonymous Anónimo said...

http://vagueando.blogs.sapo.pt/


OFEREÇO UMA ROSA

A quem me deu perfume,
A quem me deu sentido,
A quem só me fez bem,




Ofereço uma rosa,

Aqueles que sorriram comigo,
Aqueles que comigo partilharam lágrimas
Aqueles que souberam da minha existência

Ofereço uma rosa

Aos nobres do sentir
Aos ricos do viver
Aos imperadores do amor.

Ofereço uma simples rosa

Aqueles que simplesmente foram amigos
Que ternamente fizeram do silêncio sair sons,
Que riram comigo

me olharam, e me sentiram

Ofereço a minha rosa,


A Ti pois és realmente interessante!!

04 fevereiro, 2006 12:16  
Blogger A .Carlos said...

Olá Mónica,
Que neste Domingo, também tu faças o favôr, de Ser FELIZZ
Bjsss
≺≺ A New Day ≻≻

05 fevereiro, 2006 13:01  
Blogger JL said...

Ao passar por aqui sentiu-se a tua ausência... Que não seja por motivos desagradáveis.

Um beijo e boa semana

05 fevereiro, 2006 16:35  
Blogger Cristina said...

Olá Mónica,
Passei e deixo um beijinhu
:)

05 fevereiro, 2006 17:30  
Blogger Alguém said...

Que a estrela das nossas vidas nos acompanhe a todos, p/ q assim possamos estar juntos e prontos a ajudarnos.
beijo grande

06 fevereiro, 2006 18:03  
Blogger Alguém said...

Nós seremos p/ Sempre...

06 fevereiro, 2006 22:25  
Blogger JL said...

Mónica,

Hoje passo aqui para te lançar um desafio que podes encontrar lá no "O Observatório". Foste bafejada pela sorte ou o azar e escolhi-te para falares de cinco manias tuas.

Um beijo

06 fevereiro, 2006 23:09  
Anonymous Anónimo said...

Belíssimo texto...dá tanto que pensar...
um beijo*

07 fevereiro, 2006 22:50  
Blogger A .Carlos said...

Olá Mónica,
Psssei e deixo-te o desejo, de uma óptima semana, com a tua estrela.
Bjsss
≺ A New Day ≻

07 fevereiro, 2006 23:10  
Blogger mixtu said...

eu estou a ser feliz ma sfalta um beijo cultural

08 fevereiro, 2006 01:25  
Blogger Noa said...

Olá! depois de tanto tempo, olha eu aqui de volta. Estive doentinha mas não deixei de acompanhar a tua "sala de visitas" virtual.
Adorei mesmo o que li. Vc tem aí uma lista de livros, gostaria de saber que livros são, se não se importar em me indicá-los.
Não, não fiquei baralhada por que li com muita, muita atenção e deu para perceber que vc tem muito sentimento e muito amor para dar e pode se considerar uma pessoa feliz por isso! Quando plantamos amor colhemos amor. Pode parecer frase feita, e é, mas na verdade o que quero transmitir é que vc não deve em momento algum se conformar ou desanimar. Deve lutar. Lutar sim com todas as suas forças para que esse sentimento que a fazem ou fizeram sorrir não se afaste, não se tranforme apenas em luz. Faça com que eles se tranformem em vida! Lute!
E por que? Uma de suas citações explica muito bem o por que: "Prenda de ternura:
«A ternura, meiga, na Primavera, planta esperança, ouve segredos e... pega, de mansinho, nas lágrimas, choradas às escondidas, e rega com elas o botão, sabendo que também são importantes, para ele conseguir desabrochar plenamente.»"
Sem as lágrimas, sem os obstáculos, sem as pedras no caminho, como poderia a vida fazer sentido? É como um rio, que percorre o seu trajecto sem parar, encontra obstáculos claro, mas não para, ultrapassa e contorna esses mesmos obstáculos. Por isso use todas as suas forças para, usando agora as suas próprias palavras, SER FELIZ...
Seja feliz e tenha um bom Fim de semana (aproveitando que hoje é sexta-feira!)

10 fevereiro, 2006 10:46  

Enviar um comentário

<< Home